O Projeto RARAA

O RARAA – Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto foi um projeto financiado pela FCT (COA/OVD/0097/2019) com o objetivo estudar a Arte Rupestre da Idade do Ferro, reunindo e disponibilizando, em acesso aberto, os dados, metadados, imagens e modelos 3D produzidos. Esta iniciativa visa não apenas dar visibilidade a este património, mas também fomentar a reutilização dos dados em novos estudos e possibilitar análises inovadoras à luz de novas tecnologias e abordagens interpretativas.

Procuramos ainda aprofundar o conhecimento sobre as sociedades responsáveis pela arte rupestre da Idade do Ferro. Para tal, realizámos o mapeamento das intervenções arqueológicas no Vale do Côa e selecionámos o sítio do Alto das Malhadas como área de escavação, procurando obter novos dados sobre o contexto de produção destas manifestações artísticas.

Além da investigação científica, promovemos ativamente a partilha e reutilização dos dados do repositório. Através de sessões de trabalho, seminários e redes digitais, incentivamos a colaboração entre investigadores e a criação de novos projetos que explorem este valioso património.