Web Semântica
Rock Art Data Store ▼
No âmbito do projeto RARAA, foi desenvolvido um trabalho aprofundado na área da Web Semântica com o objetivo de tornar os dados produzidos FAIR — isto é, Findable, Accessible, Interoperable e Reusable — tanto por humanos como por máquinas. Para tal, recorreu-se a tecnologias e padrões abertos que garantem a estruturação, ligação e enriquecimento semântico da informação, permitindo a sua integração com outras fontes de conhecimento e promovendo a ciência aberta.
Foi também criado um interface dedicado para utilizadores humanos, que facilita a navegação e exploração dos dados através de uma visualização acessível e interativa. Este interface está disponível em:
Rock Art Data Store
Este trabalho reflete o compromisso do projeto com a transparência, partilha e reutilização do conhecimento, assegurando a durabilidade e relevância dos dados no ecossistema digital contemporâneo.
Resultados ▼
Os resultados do projeto RARAA estão disponibilizados em acesso aberto no DatarepositóriUM, proporcionando uma valiosa contribuição para a comunidade científica e a preservação deste património cultural.
Entre os dados disponibilizados, destacam-se:
RARAA Values Vocabulary for Rock Art (DatarepositóriUM)
RARAA Properties Vocabulary for Rock Art (DatarepositóriUM)
Publicações ▼
MIGUEL, M. I.(2023). Linked Open Data sobre arte rupestre presente no Vale do Côa (Tese de mestrado). Universidade do Minho, Departamento de Sistemas de Informação.
handle.net/1822/83700
BOTICA, N., Luís, L., & Silva, J.-P. (2022). Atributos e descritores propostos para a arte rupestre da Idade do Ferro no Vale do Côa. Cuadernos de Arqueología de la Universidad de Navarra, 30(1), 61-90.
doi.org/10.15581/012.30.009


